História do Requeijão: como nasceu este produto genuinamente brasileiro

História do Requeijão: como nasceu este produto genuinamente brasileiro

por Cláudia Figueiredo

O requeijão ou queijo cremoso, como alguns o chamam, é um produto genuinamente brasileiro. A origem do requeijão no Brasil remonta à época da chegada das primeiras famílias portuguesas ao País. Segundo a cozinheira e pesquisadora da culinária brasileira, Lucinha Nunes, “o requeijão, como outros quitutes, nasceu no ritual do chá colonial servido nas casas dos coroneis. Uma disputa por qual deles era o melhor incentivou as sinhás a inventarem novas delícias. Além disso, o requeijão era uma das formas de aproveitar o leite excedente, já que não havia geladeira.” (ABIQ). 

História do Requeijão

A história também remete a experimentos nas mini usinas, na década de 1950, cujo principal produto era a manteiga. Como desnatavam o leite para produzi-la, sobrava o leite desnatado fermentado, que, muitas vezes, azedava. Descobriram, então, que se aplicassem calor, tornava-se um produto comestível, que foi aprimorado com o tempo. Portanto, em seu primórdio, o requeijão era um subproduto. Através do aprimoramento em sua fabricação, tornou-se um dos líderes no mercado brasileiro.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Queijos, Abiq, apontam que, em 2016, o mercado consumidor de queijo no Brasil era liderado pelo queijo mozzarella, seguido de perto pelo requeijão. Em terceiro lugar estava o queijo prato.

A mudança de hábito dos brasileiros teve grande influência neste panorama. As pessoas hoje passam mais tempo fora de casa, almoçam em restaurantes, fazem lanches em lanchonetes e consomem mais pratos congelados.

Atualmente, o requeijão tornou-se um alimento fácil e prático para o consumo, sendo comercializado em copos, baldes e bisnagas. O Grupo Vereda, há mais de 30 anos no mercado, especializou-se, nos últimos 15 anos, na fabricação de requeijão culinário e queijos processados. Mais que produtos à base de leite, a Vereda se preocupa em entregar soluções para pizzarias, lanchonetes e restaurantes, a fim de atender as reais necessidades dos clientes, com extensa lista de produtos.

Requeijão Vereda Gourmet

Feito com creme de leite fresco, livre de amidos e gordura vegetal e facilmente gratinável, o Requeijão Vereda Gourmet tem o verdadeiro sabor de queijo e uma textura encorpada e cremosa, que derrete mas não escorre, mesmo em altas temperaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *